quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Fui cobrado! E agora?


No último post falei o que penso sobre metas. Elas são extremamente importantes para o bom desempenho da equipe de vendas, trazendo motivação e uma melhor visualização dos objetivos da empresa.

As metas trazem também outro ponto que não abordei no post anterior: as cobranças! Lógico. Se há metas definidas e, principalmente, se a equipe de vendas está colaborando na sua elaboração, é necessário que a gerência ou direção da empresa fiquem de olhe e cobrem os resultados. É algo totalmente normal e natural.

Porém, muitos profissionais não entendem essa necessidade da empresa e enxergam as cobranças como algo ruim, desmotivador. Assim, adotam uma postura negativa frente aos telefonemas, e-mail's ou conversas pessoais com seus superiores quando estes cobram ou simplesmente perguntam sobre resultados. E o pior, muitos acabam contaminando todo o ambiente e também seus colegas de trabalho com essa visão negativa, reclamando da 'pressão' que estão sofrendo e encontrando desculpas para justificar seu desempenho. Esses profissionais acabam desanimando e seu resultado é prejudicado.

O objetivo das cobranças é, no entanto, bem diferente. É apenas a manutenção da motivação que as metas devem trazer ao trabalho do profissional de vendas. Assim, penso que o ideal é ter uma atitude positiva e bem-humorada frente às cobranças. Quando somos cobrados, devemos lembrar do que essa cobrança significa para mim e para a empresa, das metas de trabalho que tenho e das necessidades da empresa. Com essa visão, certamente o trabalho fica muito mais leve e mais animador.


No mundo das vendas não há espaço para pensamento negativo. Mude!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, sobre cobranças acho q deve haver um meio termo. Elas são necessárias, sem dúvida. Qdo colocadas de maneira a não diminuir o profissional, pedem ser encaradas como mais um incentivo, porém quando elas são sem fundamento tendem a prejudicar a visao geral da equipe. Em vendas , o profissional tem que ser positivo , pois depende do mercado que nem sempre o estimula. Passar semanas tentado uma conquista sem ter o resultado esperado, nem sempre é falta de competencia do vendedor, e a combranca em cima disso deve ser feita de maneira a colocá-lo pra cima, mostrando que msm diante de dificuldades naum deve desistir...do contrário, acredito que o vendeor pode sentir-se ainda mais desanimado e acabar gerando um pensamento negativo o que consequentemente afetará o seu desempenho...