quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Atitude vendedora

Considerações rápidas...

Muitos vendedores tem todo o conhecimento e habilidade para realizar suas vendas no mais alto nível, atendendo e superando as expectativas de seus clientes e superiores. Porém a grande maioria desses profissionais não o faz em 100% das situações.

Vejo aí um grande erro. Um simples momento, apenas um cliente mal atendido, ou um contato mal sucedido acaba trazendo perdas irreparáveis.

O profissional de vendas precisa ter uma atitude vendedora permanente. Não adianta passar as informações corretas em 90% dos atendimentos e deixar a desejar no restante. Essa trinca deixada pelas pequenas falhas em pouco tempo transforma-se em uma cratera de erros, perdas e prejuízo.

Se você trabalha com vendas, com certeza já ouviu falar da proporção positiva de 1 para 3 e da proporção negativa de 1 para 10. Um cliente mau atendido, decepcionado, insatisfeito, espalha seu sentimento dentro seu círculo social para pelo menos 10 pessoas (em média). Agora se você fizer tudo certo, deixando seu cliente feliz, ele vai contar para apenas 3 pessoas. Algumas pesquisas trazem proporções ainda mais extremas.

Portanto é preciso muito cuidado. Tenha uma atitude vendedora sempre. Esteja pronto para vender todo instante, em todos os lugares!

(Obs.: aproveito para relembrar que o escrevo aqui são apenas divagações sobre o que vivo, leio e faço. Não sou o case perfeito. Longe disso. Apenas uso esse espaço para colaborar e trocar idéias com outros artistas da arte de vender e, principalmente, para organizar minhas próprias idéias e adquirir conhecimento.)
http://vendendo.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este blogger..possui informação muito úteis onde nós, profissionais da área de vendas, rh, administração em geral podemos trocar experiências e aprender diante das experiências aqui relatadas. Além de tudo, os links constantes aqui, são muito bem selecionados. Parabéns ao idealizador desta idéia!