quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ênfase

Vou postar aqui uma história já antiga e muito conhecida, mas acho que vale mesmo a pena reler e parar para refletir por alguns minutos.
Diz-se que a história é verídica, porém não encontrei nenhuma referência confiável até o momento. De qualquer forma, o valor está no seu conteúdo e não em sua autenticidade.


"O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
‘Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda.’
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
- Nem penso mais nisso – disse-lhe o homem. – Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!"


Nessa história dois momentos chamam minha atenção.

Como lição para o dia-a-dia na atividade de vendas, podemos perceber a forma como Bilac teria descrito a propriedade, dando ênfase a suas características mais positivas e interessantes aos possíveis compradores, mas características que possivelmente o próprio vendedor não havia conseguido reconhecer ou que simplesmente não eram as que ele esperava de sua propriedade. Trabalhando em vendas, devemos ter consciência e tranqüilidade com essa situação, devemos explorar o que temos de mais positivo no produto ou serviço que está sendo negociado, mas também é nosso compromisso e desafio saber o que é positivo e interessante para cada cliente. Cada pessoa, família ou empresa terá necessidades e expectativas diferentes de um mesmo produto, sendo necessário ressaltar o que há de favorável nesse produto e que pode atender a essas expectativas peculiares. De nada adianta passarmos horas explicando a enorme utilidade e funcionalidade de uma característica que simplesmente não gera nenhum interesse no cliente. Assim, faz parte do dever de um vendedor conhecer seu produto/serviço de forma aprofundada, para que possa então explorar no momento da negociação as características que realmente interessam ao seu cliente.

No fechamento do episódio do sítio, podemos perceber que o seu proprietário, ao ler o anúncio preparado por Bilac, passa novamente a valorizar aquilo de que desejava se desfazer. A lição também é antiga. Muitas vezes temos algo maravilhoso conosco, mas não conseguimos enxergar as coisas boas naquilo que possuímos. Acaba sendo necessário que alguém de fora, com outra visão, nos mostre tudo que nossa casa tem de bom, como nosso trabalho é gratificante ou como tantas outras coisas tem enorme valor, embora pra nós passem despercebidas. Sei que temos consciência disso e que as vezes parece difícil enxergar essas tantas coisas boas. Mas, por vezes precisamos sim parar, refletir e tentar exercer outra visão sobre aquilo que temos e vivemos, buscando justamente encontrar e valorizar o lado bom das coisas, das pessoas e dos acontecimentos.

Abraço e suce$$o a todos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

RH EM AÇÃO - Técnicas de Vendas

Vídeo interessante mostrando o que se espera e o que se busca em um vendedor. Vale a pena dar uma olhada.

Sucesso a todos e ótima$ venda$!!